quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Como lavar as roupas do bebê

Olá companheiras, bom dia!!!
   Para as mamães de primeira viajem, essa pergunta pode ser mais frequente do que parece. Aqui em casa ela apareceu várias vezes antes da chegada de Pietra. E nessa hora foi fundamental a ajuda da vovó e algumas dicas de colegas blogueiras.
   Fiquei na dúvida se deveria por ou não as roupinhas na máquina, pois minha maior preocupação não era nem com a durabilidade dos tecidos (pois isto o ciclo para roupas delicadas amenizaria o desgaste) mas sim com a higienização adequada das peças e o processo de limpeza da máquina em si, visto que trabalho em hospital e as minhas roupas são "contaminadas" eu diria...Claro que lavo-as separadas das minhas, mas ainda assim surgiu essa "neura" de mãe.
   Vou relatar alguns passos importantes de como fiz no início e como está esse processo agora que nenenzona já é maiorzinha, uma mocinha!! Claro que são só sugestões, cada mamãe adequa à sua necessidade.
1. Compre baldes e bacias só para uso do bebê: para manter uma higienização adequada das roupinhas do bebê, é preciso que você tenha alguns utensílios sempre limpinhos e em mãos e também exclusivos para eles. A pele dos bebês é muito sensível, por isso separar as roupas deles dos adultos é bem importante até porque o processo de lavagem será outro. Mantenha os utensílios do bebê sempre higienizados.
2. Invista em um bom sabão de coco: Pessoal, no início (até 1 ano e 1 mês) eu usei sabão de coco em pó e em barra nas roupas de filhota, hoje uso o da família mesmo- Omo ou Ariel (este se mostrou melhor na retirada de manchas). Existem várias marcas e tipos de sabã de coco no mercado (líquido, em pó, em barra...) e todos são bem eficazes. Uso a marca Urca (foto abaixo) e o custo benefício é muito bom. Eu faço uma pré-lavagem das roupinhas com o sabão em barra procurando eliminar as manchas. Depois coloco-as de molho em sabão em pó. Enxaguo e coloco no amaciante -uso Downy pelo cheiro maravilhoso- diluindo muito mais que as recomendações do fabricante...só pra dar um cheirinho, sem excessos. Lavei as roupas sempre na mão até 1 ano e 1 mês.
3. Procure não acumular roupas sujas: Sei que ter um bebê em casa é bem complicado manter tudo em ordem, sobretudo se o bebê não dorme bem, o cansaço é muitoooo grande. Porém, se você deixar as roupinhas acumulando no balde, as manchas grudarão, o cheirinho de fraldas com algum resíduo não é agradável, além de que acumular para mim pelo menos é pior, então prefiro priorizar  a lavagem e não acumular.
4. Cuidado com o do amaciante: no início da chagada dela, eu fiquei com medo de usar amaciante pois poderia ser que ele apresentasse alergia. Porém, mesmo lavando, esfregando, enxagoando e etc....ficava um cheirinho estranho do leite materno....então resolvi testar o uso do amaciante diluindo bem mais que as recomendações do fabricante, só para tirar o cheirinho que me incomodava do leite. Deu certo, ela não teve alergia a nenhum produto. Mas teste sempre antes de iniciar um processo com o seu bebê.
5. Com o crescimento do bebê, você pode mudar o processo de lavagem: Quando nenenzona fez 1 ano e 1 mês, decidi que já era hora de diminuir um pouco o trabalho com as lavagens e resolvi colocar as roupas dela na máquina, afinal ela já estava treinando as andadas, colocava tudo na boca e a minha preocupação com limpeza em excesso diminuiu um pouco!!!. Então, retiro as manchinhas de papinhas com o sabão de coco em barra, se for necessário coloco de molho na bacia um pouquinho e levo-as à máquina. Fique de olho quando for retirar as roupas para pendurar, caso note que ficou alguém resíduo de sabão, programe a máquina para um ciclo de enxague extra e na próxima lavagem diminua um pouco a quantidade de sabão....pronto....fica tudo limpo e cheirosinho!!
6. Sempre passe as roupas: Prefiro passar todas as roupinhas dela, pois finaliza melhor o procedimento, arruma melhor na gaveta e dá uma sensação de limpeza maior, apesar de que a temperatura (baixa no ferro de passar) que passo as roupas dela não mata ninguém, nem bactérias...kkkk.
E vocês? qual o procedimento que usam com as suas crias? Bjos a todas e saúde para seus bebês!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário