domingo, 15 de novembro de 2015

Como fazer a cortina do quarto do bebê: passo a passo!

Olá meninas! Tudo bem?
   O bebê vai chegar...muitas expectativas, muitas coisas para arrumar e muito gasto também. Temos muitaaa coisa disponível hoje para decoração, muitos equipamentos disponíveis à venda para o enxoval e quando é o primeiro filho, compramos muita coisa, até às vezes sem necessidade. Ideal mesmo é pedir ajuda a uma amiga ou familiar que já tiveram filho afim de minimizar os gastos.
   Eu gosto de trabalhos manuais. Dou um valor bem maior ao que eu mesma fiz, com muito amor. Fiz as lembrancinhas de visita, fiz a cortina do quarto, e não fiz os lençóis por não ter máquina de costura. No tempo em que eu fiz o enxoval, estava de mudança, então decidi fazer a cortina já que eu is usar por pouco tempo e só achei prontas com preço muito alto, mas ficou tão boa que trouxe para a casa nova.
Vamos lá ao passo a passo:
Você vai precisar de : Linha nas cores da cortina (usei rosa e branca);


Fita  com 4 cm de largura na cor escolhida;
Com a fita que comprei, mandei cobrir os botões: Utilizei 12 botões.

Voil na cor escolhida (há muita opçoes de cores, estampas e preços). Meça a janela antes da compra. è necessário que o tecido tenha mais 20 cm de largura que a janela, e 20cm de comprimento que a janela. Por exemplo: minha janela é de 1,20 de largura por 1,20 de altura, comprei 1,40 de largura e 1,40 de comprimento. Compre passando um pouco para dar um acabamento bem feito.
E por fim entretela (vende por metro e é bem barato), para janela de 1,20m eu comprei 1,40m.

Como fiz: como já disse, eu não tenho máquina de costura, por isso fiz toda à mão e pedi para uma vizinha passar os alinhavos à máquina.
Primeiro fiz os laços, que é bem simples: Dobro a fita ao meio e amarro, formando os lacinhos.
Eu usei uma fitinha fininha que eu já tinha, mas você pode costurar também! Os botões ficarão aplicados bem nesse meio, mas deixe pra prega-los depois que a cortina estiver pronta. Costurei os botões à mão no meio. Na ponta da fita, minha vizinha passou à maquina para não desfiar...um arremate.
Para as alças da cortina, basta cortar 10 cm de fita e dobrar ao meio.
Divida o tecido em 2 pedaços de 70cm de largura (se a sua janela tiver 1,20. toda a descrição de como fazer abaixo você deve realizar nas duas metades da cortina.
Alinhave toda a borda do voil. A entretela ficará na borda superior para dar suporte às alças. Veja como alinhavei à mão:
Prenda as alças na borda superior alinhavando à mão (assim quando você pedir para passar à máquina, estará toda pronta). O espaço entre uma alça e outra será de 10 cm. Prenda as alças das bordas primeiro para não sobra tecido.
Depois de passada à máquina, prendi os botões e pronto!!

Ficou simples, bonita e bem baratinha em vista aos preços do comércio, e ainda feita por mim!! O varão comprei em uma loja de cortinas ao metro, e também é barato; já o black-out ou você faz da mesma maneira que a cortina (com alças em tecido de plástico forrado também vendido por metro), ou compra pronto e custou 25 reais. Comprei antes de ter a idéia de fazer a cortina.
Espero que gostem. Bjos!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário